Falta de táxi incomoda público após desfile no Sambódromo do Anhembi

Cerca de 200 pessoas ficaram pelo menos 40 minutos esperando táxi na porta do Sambódromo do Anhembi durante os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial.

A grande maioria era de convidados dos camarotes do Bar Brahma ou da Prefeitura de São Paulo.

A confusão ocorreu logo depois do desfile da Vai-Vai, a quarta escola a passar pela avenida.

Houve uma grande concentração de pessoas na avenida Olavo Fontoura e os táxis credenciados para trabalhar no evento no bairro de Santana simplesmente sumiram.

“Estou há mais de meia hora aqui e não passa um táxi, nem de um lado, nem de outro”, disse o empresário Maurício Bortolini, morador do bairro do Morumbi.

A prefeitura credenciou cerca de 3.000 táxis para trabalhar no Sambódromo, mas nem todos compareceram.

Além disso, houve um acúmulo de pessoas no mesmo horário buscando o serviço, o que agravou o problema.

Por outro lado, os técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e da SPTrans (empresa municipal de transporte público) não se entendiam sobre qual medida tomar.

Passageiros que não aguentaram esperar preferiram caminhar cerca de 500 metros até a praça Campo de Bagatelle, onde os táxis eram barrados.





Somente após várias reclamações dos usuários –e a presença do repórter–, os agentes de trânsito decidiram liberar a entrada na avenida Olavo Fontoura de qualquer táxi, credenciado ou não.

Até então –por volta de 5h de sábado–, táxis que não tinham sido credenciados eram barrados na praça Campo de Bagatelle, no acesso à avenida Olavo Fontoura. Eles até podiam pegar passageiros ali, mas não podiam chegar até onde havia um grande acúmulo de pessoas.

São Paulo tem cerca de 34 mil táxis –2.000 novos alvarás foram distribuídos no ano passado, o que não ocorria há mais de uma década.

“Nunca mais venho no Carnaval de São Paulo. Já fui no Rio e lá eu volto. Tem uma van que te deixa na porta do hotel. Aqui, nem táxi tem. Fora que eu paguei R$ 900 por um ingresso e comi um salgadinho e um pedaço de pizza”, reclamou Bortoloni.

OUTRO LADO

Procurado pela reportagem, o DTP (Departamento de Transportes Públicos), da prefeitura, informou que não houve problemas de falta de táxi no local. Segundo o órgão, entre a noite de ontem e a manhã de hoje foram feitas 3.325 partidas de táxi na região do sambódromo e aproximadamente 9.000 pessoas transportadas.

O DTP afirmou ainda que o número de táxi no entorno do Anhembi era “o suficiente para atender as pessoas”, mas não disse qual era o número exato. A CET informou que não registrou nenhuma reclamação sobre falta do transporte.

Fonte: Folha.com





Deixe seu comentário