Mais de 8 mil pessoas vão desfilar no Sete de Setembro em Santana

A Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Turismo (SPTuris), realiza no próximo dia 7 (terça-feira), a partir das 10h, o Desfile Cívico e Militar em Comemoração à Independência do Brasil, no Sambódromo do Anhembi, em Santana. Pelo 12º ano consecutivo, o evento se realiza na passarela do samba, pela qual irão desfilar 8.180 pessoas. As associações de caráter militar, com 536 membros, e 1.254 alunos das redes municipal e estadual de ensino e do Senai abrem os desfiles oficiais, a partir das 10h.

Às 10h30, tem início o desfile militar e dos órgãos de Segurança Pública, com a participação de 4.258 componentes, membros da Marinha, Exército (com 1.400 representantes), Força Aérea Brasileira (FAB) e escolas militares; Polícia Federal, Polícia Militar do Estado de São Paulo, Polícia Civil, Polícia Técnico-científica e Guarda Civil Metropolitana (com 548 guardas). Farão parte do desfile também 150 viaturas, e a FAB irá organizar um espetáculo aéreo com 11 aeronaves e seis helicópteros. E uma novidade do desfile deste ano: a Marinha trará uma embarcação para o Sambódromo.

Após o término do desfile militar, às 11h, a comemoração cívica é retomada, com a entrada das demais 14 entidades civis escaladas para desfilar. A parada será encerrada com o desfile das motos da Carpe Dien Moto Turismo.

O espetáculo será antecedido pela revista às tropas, realizada na Av. Olavo Fontoura, pelo governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman, e pelo alto comando das Forças Armadas, a partir das 8h40.

Desfilantes

Associações de caráter militar
As associações militares são compostas pela Força Expedicionária Brasileira (FEB), Sociedade de Veteranos de 1932 (MMDC), Associação Brasileira das Forças de Paz, Associação Brasileira dos Oficiais da Reserva (Aboré), Associação dos Oficiais da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Sociedade Amigos da 2° Divisão de Exército (Sasde), Maçonaria, Associação de Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), Veteranos do 2° Batalhão de Guarda, Confraria do 2° Batalhão da Polícia do Exército e Associação dos Policiais Militares Deficientes Físicos do Estado de São Paulo.

Entidades civis
Desfilarão 2.132 membros das seguintes entidades civis: Instituição Religiosa “Perfect Liberty”, com 150 pessoas; Legião da Boa Vontade, com 250 representantes; Bloco Portal das Águas de Parelheiros, com 70; Associação Escoteira Grupo Tacaúnas, com 60 pessoas; 250 escoteiros de vários grupos; Clube de Aventureiros e Clube de Desbravadores, ambos com 180 pessoas cada (da Igreja Adventista do Sétimo Dia); Bombeiro-Mirim Juvenil Voluntário, com 230 pessoas e um jipe; Banda Racional Universo em Desencanto, com 200 pessoas; Conselho Regional de Corretores de Imóveis – Creci, com 20 pessoas; duas vans Atende da SPTrans; Carpe Dien Moto Turismo, com 140 pessoas, 70 motos e um carro; Liga Nacional da Defesa Civil, com 200 pessoas e quatro carros; e Associação Brasil Sokagakkai, com 200 integrantes.

Escolas públicas e Senai
As representantes das escolas são compostas pela Grande Banda da Rede Municipal de Ensino, com 600 integrantes; Fanfarra da Escola Estadual Mário Arminante, com 60 alunos; 104 estudantes do Senai Morvan Figueiredo, e 490 alunos da rede estadual de ensino.





Serviço

Abertura dos portões
Todos os portões serão abertos ao público às 7h e darão acesso, gratuitamente, aos setores de A a J (com exceção do I). A capacidade do local é de 30 mil pessoas. Alcançando este limite de público, as entradas das arquibancadas serão fechadas.

Revista e limitações na entrada
É proibida a entrada com objetos perfurantes ou cortantes ou quaisquer outros que a segurança entender que possam ser usados como arma (por exemplo, guarda-chuvas, garrafas e latas). Haverá revista em todos os portões de entrada do público, realizada em todos os portões pela PM.

Trânsito
Estarão bloqueadas a partir das 5h do dia 7 de setembro a Avenida Olavo Fontoura e a Rua Brazelisa Alves de Carvalho, onde acontecerá a concentração da cavalaria e dos blindados do exército. Também será proibido o tráfego de veículos pela marginal do Tietê (via local), sentido Castelo Branco (centro-bairro).

Estacionamento
Serão liberadas 3 mil vagas de estacionamento no Pavilhão de Exposições do Anhembi para uso do público. O custo será de R$ 15 para todo o período, com abertura dos portões a partir das 7h. A entrada será feita somente pelos portões 3, 4 e 5, com acesso pela Rua Marechal Leitão de Carvalho (ao lado do Clube Espéria).

SPTrans
Linhas especiais identificadas para o Desfile de Sete de Setembro farão o percurso do Anhembi até os metrôs Tietê e Barra Funda (e vice-versa), pelo valor da passagem comum (R$ 2,70). O serviço estará disponível das 6h às 14h do dia 7.

Atende (Serviço de Atendimento Especial)
O Sambódromo contará com atendimento especial para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida que, juntamente com um acompanhante, terão direito a assistir ao desfile no setor B, em áreas especialmente reservadas para este fim. Mesmo não querendo permanecer neste setor, todas as pessoas com deficiência poderão usufruir de transporte gratuito, do metrô Tietê ao Anhembi (ida e volta). Os veículos fazem parte do programa de transporte gratuito de deficientes da SPTrans, denominado Atende, e já circulam há mais de seis anos pela cidade de São Paulo. As vans são adaptadas para levar com segurança até duas cadeiras de rodas, além de cinco pessoas em bancos. Os carros estarão disponíveis na Rua Odilio Denys, ao lado do metrô Tietê (sentido Santana-Centro), a partir das 7h.

Efetivo Médico
7 ambulâncias (1 UTI móvel, atrás do setor I).
1 ambulatório fixo na Arena Anhembi, com equipe médica.
1 unidade do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência).

Horários

1. Hasteamento dos Pavilhões: 8h
2. Revista das tropas pelo governador do Estado de São Paulo: 8h40
3. Canto do Hino Nacional: 9h50
4. Desfile do Grupamento de abertura, associações de caráter militar e das escolas: 10h
5. Desfile militar e dos órgãos de Segurança Pública: 10h30
6. Desfile das associações civis: 11h – 12h
Sequência do Desfile

Fonte: Portal Cidade de São Paulo





Deixe seu comentário