Mostra inédita reúne 18 museus de São Paulo no Parque da Juventude

Que tal conhecer 18 museus ao mesmo tempo, reunidos em tendas em um parque da capital paulista e com entrada totalmente gratuita? Pois esta é exatamente a proposta da Mostra de Museus, um evento do Governo do Estado de São Paulo que vai levar o universo de cada um dos museus da Secretaria da Cultura do Estado para o Parque da Juventude, no dia 9 de novembro (sábado). Toda a programação oferecida é gratuita e acontece das 10h às 17h.

A iniciativa inédita transportará para o Parque um pouco do que cada museu oferece, em um ambiente inusitado, e não somente em termos de acervo e conteúdo, mas também com relação às atividades que realizam com seus visitantes. Assim, em paralelo ao que estará exposto no estande de cada equipamento, o público encontrará uma intensa programação de oficinas, jogos, bate papo, exibição de filmes e contação de histórias, entre outras atividades. A programação inclui até o futebol de cinco – uma adaptação do esporte, jogado por pessoas cegas!

“Ampliar o acesso aos museus não é somente aumentar o número de visitantes, mas também atingir um público diversificado. Na Mostra de Museus, os 18 museus da Secretaria de Cultura disponibilizarão uma programação lúdica e eclética, interagindo com novos públicos, fora de suas sedes” – afirma Renata Motta, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico.

Participam da mostra os museus Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida, Catavento, Memorial da Resistência, Museu Afro Brasil, Museu da Casa Brasileira, MIS (Museu da Imagem e do Som), Museu da Imigração, Museu da Língua Portuguesa, Museu do Futebol, Museu de Arte Sacra, Estação Pinacoteca, Paço das Artes e Pinacoteca. A Mostra de Museus será também uma oportunidade de conhecer museus localizados em outras cidades do Estado, como o Museu do Café (Santos), Museu Índia Vanuíre (Tupã), Museu Felícia Leirner (Campos do Jordão) e Museu Casa de Portinari (Brodowski).





Passaporte
Além de vivenciar, em um único dia, tantas histórias, culturas e conhecimentos, os visitantes receberão, ainda, um passaporte que dá direito a uma entrada gratuita em cada um dos museus e que pode ser usado até novembro de 2014.

A abertura oficial da Mostra de Museus acontecerá às 10h com a apresentação do Quinteto de Metais da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). Em seguida, a programação prossegue até as 17h em diferentes locais do parque: na Tenda de Eventos, na marquise e auditório da Biblioteca de São Paulo e, é claro, em cada um dos estandes montados.

Entre os destaques da programação estão várias oficinas que vão aproximar o público do universo tratado por cada museu. Haverá Oficina de Fanzine, oferecida pela Casa das Rosas; de produção de livro, promovida pela Casa Guilherme de Almeida; a oficina e a mostra “Casas do Brasil”, no estande do Museu da Casa Brasileira; de pintura, do Museu Casa de Portinari; e de esculturas oferecida pelo Museu Felícia Leirner.

O Catavento promete impressionar a todos com uma exibição de experimentos de física, enquanto o Museu de Arte Sacra e o Museu Afro Brasil encantam o público com contações de história. A programação também inclui o jogo de futebol adaptado, do Museu do Futebol, além de jogos educativos oferecidos pela Pinacoteca, Memorial da Resistência, Museu da Língua Portuguesa e Museu da Imigração.

A Mostra de Museus tem apoio da Biblioteca de São Paulo, Fundação Osesp, Sabesp, ETEC, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e co-realização do Museu da Casa Brasileira.





Deixe seu comentário