Palácio do Horto em Santana exibe mostra de Arte Sacra

O Palácio do Horto Florestal exibe à partir do dia 29 de março até 2 de agosto a exposição “Anjos e Santos: Arte Sacra nas coleções dos Palácios”. São 75 obras de arte sacra dos séculos 16,17 18 e 19, provenientes dos Palácios Boa Vista, Campos Elíseos e Bandeirantes.

São obras de artistas como Frei Agostinho de Jesus, Mestre Athaide, Francisco Vieira Servas e outros importantes objetos e móveis como a arca renascentista do século 16 (cassone) que, pelas pesquisas recentes, descobriu-se que é par de uma outra catalogada em 1947, na Itália.

A mostra traz móveis, oratórios, pinturas e outros dois tocheiros em ferro, também datados de meados do século 16, ambos parte do Acervo do Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão.





Do século 17, há importantes obras de Frei Agostinho de Jesus, carioca que viveu em São Paulo e Santana de Parnaíba, como uma imagem Nossa Senhora da Conceição e uma de Nossa Senhora do Rosário – ambas do Palácio dos Bandeirantes. A curadoria é do pesquisador e professor Percival Tirapeli, especialista em arte sacra e história da arte brasileira.

A Curadora do Acervo, Ana Cristina Carvalho, destaca que quase 400 obras compõem a coleção de arte sacra dos Palácios do Governo, adquiridas em sua maioria na década de 1960, “quando era comum a compra de objetos sacros para decorar e representar a religiosidade nos espaços domésticos”.

O Palácio do Horto fica na rua do Horto, 931 – Horto Florestal região de Santana.  Mais informações no telefone (11) 2193.8282  ou monitoria@sp.gov.br. Para agendamento de grupos, acesse  www.acervo.sp.gov.br





Deixe seu comentário