Queda de árvore deixa morador sem luz por três dias em Santana

Desde a tarde de segunda-feira (21) até a madrugada de hoje, Lucia Helena Gaeta só conseguia tomar banho quente na casa de parentes devido à falta de luz que atingiu a rua onde mora. A comida na geladeira estragou. À noite, o programa era acender velas, ligar as lanternas e se reunir com os vizinhos na calçada.

Com o temporal que atingiu São Paulo na segunda, uma árvore de 30 metros tombou sobre um prédio da av. Marechal Eurico Gaspar Dutra, no bairro de Santana (zona norte), atingiu a rede elétrica e explodiu um transformador. A luz só retornou na madrugada desta quinta-feira.

“Falar que estamos tendo aborrecimentos é pouco”, diz o advogado Alfredo Lúcio dos Reis Ferraz, que tem um escritório na rua, na tarde de ontem.

O cenário visto em Santana não é exclusivo daquele quarteirão. Outros trechos de algumas regiões da cidade, como Vila Mariana, Moema e Liberdade, também passaram mais de um dia sem luz.

O problema é quase sempre o mesmo: a falta de poda de árvores.

ABAIXO-ASSINADO

Estimativas mostram que durante um temporal caem de 10 a 20 árvores, ou partes delas, pelas ruas da cidade. Muitas delas, diretamente sobre a rede elétrica.

Outra dessas quedas ocorreu na rua Tabira, também em Santana, ainda durante o temporal de segunda-feira. Uma das casas do local, onde moram oito pessoas, ficou sem luz por 48 horas. Os moradores contaram com a ajuda de vizinhos para tomar banho e comer.

Os moradores da região têm um abaixo-assinado de 2007. O documento, segundo eles entregue à prefeitura, pedia exatamente a poda da árvore que atingiu a rede e cortou o fornecimento.





TREVAS

Só na manhã de ontem, quase 40 horas depois do incidente, integrantes da subprefeitura estiveram no local.

De acordo com eles, a previsão era que a energia só voltaria no sábado. Moradores disseram que a orientação foi para terem paciência, porque havia ocorrências mais urgentes.

Por volta das 18h30 de ontem, após contato da reportagem, equipes da Eletropaulo e dos bombeiros trabalhavam no local para tentar religar a energia elétrica.

OUTRO LADO

A AES Eletropaulo informou que não havia ontem nenhuma região sem energia na capital, apenas casos isolados como o trecho de uma avenida de Santana. Lá, segundo a empresa, a demora ocorreu porque nem os bombeiros nem a prefeitura foram ao local para cortar a árvore que caiu.

Disse ainda que, mesmo não sendo sua função, fez uma poda emergencial para restabelecer a energia no local até a madrugada de hoje.

Já os bombeiros alegam não ter recebido comunicação da Eletropaulo até as 17h de ontem e, por isso, não fizeram o corte da árvore.

Os outros problemas, disse a Eletropaulo, se deram em razão da tempestade de segunda-feira, que derrubou 170 árvores sobre a rede.

A Arsesp, que fiscaliza o setor, disse que “as causas das interrupções de energia dos últimos dias ainda estão sendo apuradas e, por isso, não é possível fornecer nenhuma resposta” sobre penas.

A prefeitura esteve ontem no local e acionou os bombeiros para remover a árvore.

Fonte: Folha.com





Deixe seu comentário