Quinta edição da Campus Party começa nesta segunda-feira em Santana

A quinta edição brasileira da Campus Party começa nesta segunda-feira (6) e ocorre até o domingo (12) com a promessa de receber mais de 7 mil pessoas no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo. O grande destaque deste ano é que os visitantes poderão usar uma conexão de internet de 20 Gbps para fazer download de conteúdo.

Segundo a organização, foram 7 mil inscritos, 500 a mais do que em 2011, para acampar no evento – são os chamados campuseiros.  Mas Mario Teza, organizador deste ano, acredita que este público possa chegar em 200 mil pessoas.

O pavilhão de exposições do Anhembi, onde ocorre eventos como o Salão do Automóvel de São Paulo, por exemplo, promete ser a solução dos problemas de organização ocorridos nos anos anteriores. Com o dobro de espaço, é prometido não haver tantas filas, quedas de energia e perdas de conexão de internet. “Haverá uma quantidade enorme de geradores”, disse Teza.

Os usuários terão liberdade para baixar qualquer tipo de conteúdo na internet. Mario Teza negou a presença de um filtro para arquivos específicos, como programas, vídeos e músicas protegidos por direitos autorais, nas transmissões de arquivos entre os campuseiros, mas disse que “não promove nada que fira a legislação brasileira”.

Embora a maior parte do evento seja destinado a quem pagou para acampar ou participar, há uma área de visitação gratuita em que é possível visitar estandes de algumas companhias que aproveitam a Campus Party para mostrar alguns produtos.





Palestrantes

Além de acampar e de poder utilizar uma conexão de internet ultrarrápida, os participantes poderão assistir a palestras de Vince Gerardis, que trabalhou na adaptação do romance “Game of Thrones” (de George R.R. Martin) para a TV e John Klensi, pesquisador do MIT há 30 anos e considerado um dos pais da internet. Também foram anunciados Charles Lencher, participante dos protestos Occupy Wall Street, Leila Nachawat, blogueira híspano-síria que falará sobre a Primavera Árabe e Olmo Galvéz, ativista do movimento Democracia Real Ya!.

Outros nomes importantes confirmados são Kul Wadhwa, diretor da Wikipédia e da Fundação Wikimedia, que falará sobre leis antipirataria; o físico Michio Kaku, criador da “teoria das cordas” e da “teoria de tudo”; Dave Haynes, vice-presidente de negócios da plataforma de música Soundcloud; Nick Denton, presidente do site Gawker; e Julien Fourgeaud, diretor de produtos da Rovio, desenvolvedora do game “Angry Birds”. Sebastián Alegría Klocker, menino chileno de 14 anos que criou um sistema caseiro de alerta de terremotos baseado em Arduino e que avisa de situações de risco no Twitter.

Serviço
O que é? Campus Party Brasil 2012
Onde? Anhembi Parque – Av. Olavo Fontoura, 1.209, Bairro Santana, São Paulo
Quando? De 6 a 12 de fevereiro de 2012
Quanto? As vagas para participar do evento e acampar estão esgotadas. Entrada para o pavilhão de exposições é gratuita.

Fonte: G1





Deixe seu comentário