Resultados positivos da Operação Delegada em Santana são referência para toda a capital

As ações da Operação Delegada na região da Subprefeitura de Santana/Tucuruvi, Zona Norte da cidade de São Paulo, completam um ano no próximo dia 30. Nesse aniversário, os comerciantes e residentes da área têm muito a comemorar. As mudanças proporcionadas pelo projeto conjunto da Prefeitura e da Polícia Militar revitalizaram o centro comercial que compreende a região da rua Voluntários da Pátria. Na manhã desta quarta-feira (18/5), o prefeito de São Paulo disse que as medidas tomadas pela operação serviram como exemplo a ser seguido por toda a Capital.

“Foi nesta região onde começamos a Operação Delegada na Zona Norte. O resultado foi tão positivo que usamos o modelo aqui implantado como referência para toda a cidade de São Paulo. Felizmente estamos sendo muito bem-sucedidos com a Operação, com o trabalho dos subprefeitos e das secretarias no combate ao comércio ilegal de mercadorias. Isso nos enche de entusiasmo e alegria. Essa é a razão de estarmos aqui cumprimentando os envolvidos no projeto, que completa um ano”, destacou o chefe do Executivo Municipal.

O programa da Prefeitura, implantado nas 31 Subprefeituras da Cidade, tem por objetivo combater o comércio ilegal de mercadorias em praças, ruas e calçadões, devolvendo os logradouros públicos aos pedestres. Acompanhado pelo secretário municipal de Coordenação das Subprefeituras o prefeito visitou a rua Voluntários da Pátria, onde confirmou a inexistência de comércio ambulante pelas calçadas.

Segundo o secretário, o esforço para retirar essa prática das calçadas de Santana demandou um número maior de fiscais. “Tínhamos, antes de maio de 2010, aproximadamente 1.000 ambulantes, sendo quase 800 deles ilegais – grande parte deles vendia produtos roubados e falsificados. Isso nos levou a fazer uma operação maior, estendendo essa fiscalização a uma área até a estação do metrô (Santana). Retomamos o controle de todo o espaço urbano, sem camelôs”.





A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras conta agora com um grupo específico para atuar na fiscalização do comércio ambulante que irá atuar em toda a cidade, organizando operações e complementando o trabalho das Subprefeituras. O grupo será composto por servidores municipais que irão fiscalizar novas formas utilizadas para burlar legislação, combater o comércio ilegal de mercadorias e identificar novos pontos a serem fiscalizados. Além disso, atuará como grupo gestor, junto à Polícia Militar, no planejamento e operacionalização da Operação Delegada.

O secretário destacou que os ambulantes ilegais foram encaminhados para os projetos de outras pastas da Prefeitura, a fim de qualificar seus serviços. “Eles podem se adequar aos programas das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e do Microempreendedor Individual, como a possibilidade de financiamento junto ao Banco do Povo. A Prefeitura quer também ajudar esses pequenos comerciantes a se tornarem estabelecidos dentro desse propósito”.

Mais fiscalização e segurança

Graças a essa missão realizada em Santana, a Prefeitura pôde planejar junto à Polícia Militar a expansão da Operação Delegada. Atualmente, as 31 subprefeituras da Capital contam com as ações do programa. Além disso, houve um aumento do efetivo do projeto. De acordo com o secretário municipal de Coordenação de Subprefeituras, 3.200 homens atuam hoje na Operação. E esse número deve crescer no próximo mês para 3.800.

O secretário também apontou uma expressiva melhora na segurança da região de Santana após um ano em que a Operação Delegada entrou em ação. “Comparando com o período até maio do ano passado, os furtos de carros caíram em 30%, furtos e roubos de pequenos objetos foram reduzidos em 15%, além de zerar o índice de homicídios na área”, revelou.

Por tudo isso, o secretário avaliou a Operação Delegada como fundamental no combate a irregularidades no comércio e no oferecimento de melhores condições ao paulistano de circular pelas vias públicas. “Esse conjunto de ações é elogiado não só pelos comerciantes, mas pelos moradores do bairro. O retorno do controle do espaço urbano e a segurança dos pedestres, além da legalização do comércio, sem produtos falsos, só agregaram à população”, concluiu o secretário.

Fonte: Prefeitura de São Paulo





Deixe seu comentário