Sambódromo do Anhembi completa 22 anos nesta sexta-feira

O Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo, também conhecido como Sambódromo do Anhembi, completa hoje, dia 1° de fevereiro, 22 anos. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, é um dos maiores espaços para grandes eventos ao ar livre da cidade de São Paulo.

O Sambódromo foi inaugurado no dia 1° de fevereiro de 1991, com capacidade para 10 mil pessoas. Em 1992, a conclusão de alguns módulos de arquibancada, dobrou essa capacidade. Em fevereiro de 1996, com todos os setores concluídos, que o Polo foi entregue à população, já carinhosamente apelidado de Sambódromo, com capacidade ampliada para 30 mil pessoas.

Hoje, além de receber os desfiles das escolas de samba do Carnaval de São Paulo, o espaço também recebe o Desfile Cívico e Militar de Sete de Setembro e a etapa brasileira da Fórmula Indy, na qual os carros usam a passarela do samba para acelerar a mais de 280 km/h.





No local também já foram realizados shows e festivais musicais como Spirit of London, Summer Soul Festival, Z Festival, Pop Music Festival, e eventos no bairro de Santana como X-Games e MegaRampa. Além disso, existe a Arena Anhembi, a qual é palco de grandes e importantes turnês internacionais onde recebeu artistas como Carlos Santana, Jack Johnson, Black Eyed Peas, Elton John, Kiss, Linkin Park, Ozzy Osbourne, Bruno Mars, Red Hot Chili Peppers, Oasis, Aerosmith, Maroon 5 e Green Day, entre outros.

Dados do Sambódromo do Anhembi:

– Pista de 530 m de comprimento por 14 m de largura, com declive para evitar alagamentos;
– Redes de distribuição de água, esgoto, energia elétrica e telefonia, além de caixa d’água;
– Área da Concentração: 23 mil m²;
– Área da Dispersão: 14 mil m²;
– Arquibancada Monumental (setor B), com capacidade para 7.748 pessoas, além de 8 camarotes;
– Há ainda, ao longo da pista, 8 (oito) outros conjuntos de arquibancadas, com capacidade para abrigar 1.740 pessoas cada um (com exceção dos setores D e G, que comportam 1.447 pessoas), e 103 camarotes com estrutura de sanitários e lanchonetes, que acomodam de 10 a 90 pessoas cada um;
– Capacidade total de público (incluindo arquibancadas e camarotes): 33 mil pessoas;
– Sanitários: 580 unidades de fixos

Fonte: Anhembi Parque





Deixe seu comentário