Santana: Anhembi comemora 40 anos com shows e lançamento de livro de memórias

Um dos maiores e mais versáteis centros de eventos, feiras, congressos e convenções da América Latina completará 40 anos em novembro com grandes shows musicais e com recorde de ocupação do Pavilhão de Exposições. Estamos falando do Anhembi Parque, que, em seus 400 mil m² de área, acomoda mais de mil eventos por ano dos mais variados gêneros e portes.

Sua história começou em 1970 com o 7º Salão do Automóvel do Brasil, que desde a década de 1960 era organizado no Pavilhão da Indústria e do Comércio, no Parque Ibirapuera. Com o passar do tempo, outros espaços foram sendo construídos e ampliados no Anhembi Parque, que hoje abriga o Auditório Elis Regina, o Palácio das Convenções, a Arena Anhembi, o Pólo Cultural e Esportivo Grande Otelo (Sambódromo) e o Pavilhão de Exposições.

Ao longo desses 40 anos, passaram pelos espaços do Anhembi importantes personalidades como Dalai Lama (2006) e Fidel Castro (1990), o megaencontro da 11ª Unctad – Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (2004), apresentações incríveis como o Free Jazz Festival (1980), o Ballet Bolshoi (1992), o Circo Nacional da China (2006) e shows dos Guns N’Roses (1992), Alice Cooper (1973), Jackson 5 (1974) e, mais recentemente, Jack Johnson, Black Eyed Peas e Elton John.

O Anhembi é palco também de eventos grandiosos e internacionais como o Skol Sensation, a Fórmula Indy, o Carnaval de São Paulo, a Bienal do Livro, o Salão do Turismo, os X Games, o Spirit of London, além do badalado Salão do Automóvel. Para este ano estão previstos ainda a Adventure Fair (23 a 26 de setembro), o Salão da Motocicleta (5 a 10 de outubro) e o próprio Salão do Automóvel (25 de outubro a 7 de novembro).

A cidade de São Paulo recebe 90 mil eventos por ano e concentra 75% do mercado de feiras e grandes exposições, segundo a União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe). Com isso, estima-se que anualmente mais de 11 milhões de pessoas circulem pelo Anhembi Parque e 55% dos eventos da região sudeste do País sejam realizados no local. O destaque em 2009 foi para o Pavilhão de Exposições, cuja ocupação subiu para 86%. Este ano, o índice deve fechar em 90%.





Como parte das obras de modernização e melhorias, em 2009 o Anhembi passou a oferecer mais caixas eletrônicos e firmou parceria com um hotel da região para o fornecimento de alimentos e bebidas nos eventos. Além disso, instalou uma Central de Informação Turística (CIT) temporária para atender o público de fora de São Paulo com a distribuição de material sobre a Cidade, incluindo guias, mapas e roteiros.

Em 2005, um plano de expansão foi colocado em prática. Atualmente, o Pavilhão de Exposições passa por uma ampliação de mais de 5 mil m2 no lado oeste, obra que deve ser concluída ainda este ano. Também há projetos para estender 3,4 mil m2 a área expositiva do Palácio das Convenções.

As comemorações

As quatro décadas do Anhembi serão registradas em uma publicação especial, um livro nos idiomas português, inglês e espanhol, que contará a trajetória do complexo e curiosidades sobre os eventos mais marcantes. Farão parte ainda da publicação fotos e documentos antigos, pertencentes ao acervo do Anhembi.

Diversos shows também estão programados para o Palácio das Convenções, situado na avenida Olavo Fontoura, 1.209, em Santana. A cantora Gal Costa subirá ao palco em 1º de outubro e Rita Lee faz show no dia 2 de outubro.

Em novembro, mês do aniversário do Anhembi, será a vez do rei Roberto Carlos fazer três apresentações. A primeira, no dia 21 de novembro, será dedicada ao público mais fiel do cantor, às mulheres. No show Roberto Carlos só para elas o público e a equipe técnica serão formados por mulheres e a renda revertida para dois projetos beneficentes. Já no segundo e no terceiro show, 24 e 25 de novembro, o rei cantará os grandes clássicos, como Emoções, O Calhambeque e Detalhes. As bilheterias do Anhembi funcionam de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h.

Fonte: Prefeitura de São Paulo





Deixe seu comentário