Santana completa 230 anos em grande estilo

Fundado em 26 de julho de 1782 o bairro de Santana é o principal e um dos mais antigos da região Norte da cidade. Suas origens remontam à “Fazenda de Santana”, propriedade da Companhia de Jesus, cujas terras foram divididas em sesmarias no início do século XIX. A casa-sede da fazenda e a capelinha de Santana desapareceram, em 1916, para dar lugar ao quartel do Exército, localizado na rua Alfredo Pujol.

Um pequeno núcleo se formou em torno da antiga fazenda. Na planta de 1897, já aparece um traçado de ruas, mas as casas concentravam-se quase que exclusivamente ao longo das ruas Alfredo Pujol e Dr. César, antigo caminho para o cemitério Chora Menino.

O Tramway da Cantareira, implantado para a construção do reservatório de água no alto da serra, incentivou o surgimento de numerosas chácaras no início do século XX, que produziam hortaliças e serviam também como local de descanso e férias. O loteamento da região teve início nas décadas de 1920 e 1930, mas a ocupação dos lotes não acompanhou esse ritmo. Bairros como Mandaqui, Tremembé e Tucuruvi se formaram no entorno das estações do trem.

Para marcar esta data importante a Supervisão de Cultura da Subprefeitura Santana/Tucuruvi, em parceria com vários orgãos, preparou uma programação especial. São atividades variadas que englobam teatro, música, artes visuais e práticas esportivas, entre outras. Algumas solicitam inscrição antecipada, então se agende e desfrute destas ações que homenageiam os 230 anos de Santana.

Abaixo a grade de programação que tem início no dia 20 de julho:

Exposição Fotográfica: “Santana em Foco”
Local: Metrô Santana

Momentos marcantes de um dos mais tradicionais bairros da zona norte
Dia: 20/07 a 31/08
Livre
Grátis para os usuários do metrô

EQUIPE DE MASSAGENS : Quick Massage e Reflexologia Podal 
Massagear o corpo para relaxar e ativar os músculos para a Corrida. Com Spaço Ki. Inscrições no local. Ginásio do SESC Santana. Grátis.
Av. Luiz Dumont Villares, 579
Inf: 2971-8742
Dia: 21/07, sábado das 10h30 às 18h30.

COMENDO E CORRENDO
Dica de alimentação balanceada para corredores e receitas práticas para o dia a dia.
Ginásio do SESC Santana
Av. Luiz Dumont Villares, 579
Inf: 2971-8742
Grátis
Dia: 21/07. Sábado, das 10h30 às 12h30

AVALIAÇÃO FÍSICA E POSTURAL
Avaliações físicas e posturais para mensurar suas capacidades físicas e posturais.
Ginásio do SESC Santana.
Grátis
Av. Luiz Dumont Villares, 579
Inf: 2971-8742
Dia: 21/07. Sábado, das 10h30 às 18h.

ARTES VISUAIS | Grafiterritórios ZN | Coletivo Parábola & Yumi-Shimada
Intervenção nos muros da paróquia de Sant’ana, vizinha à estação de metrô homônima. A ação inaugural do projeto aconteceu como parte das comemorações do aniversário do bairro, em 2011. Nesse ano, para comemorar os 230 anos do bairro, apresentam a intervenção do Coletivo Parábola e da artista plástica Yumi Shimada que, inspirados em obras como “Grande Sertão: Veredas” e “Vidas Secas”, trabalharão o tema do sertão utilizando diversas técnicas como lambe-lambe, stencil, spray e tinta à base de terra.
Intervenção de 24 a 26/07, no muro da Paróquia de Sant’ana.
Grátis
Av. Voluntários da Pátria, 2060
Visitação: até dezembro de 2012

Leitura Dramática do texto “Eles não usam Black Tie”
Local: Auditório do SENAC Santana
Dia: 24 de julho
Ás 19h30
Av. Voluntários da Pátria, 3167
Inf: 2146-8250

Missa em homenagem ao aniversário de Santana
15 horas
Av. Voluntários da Pátria, 2060
Dia 26 de julho





MÚSICA | Mestres Mulatos – Sinfonieta dos Devotos de Nossa Senhora dos Prazeres
Formada basicamente por 23 músicos e regida por Marcelo Antunes Martins, a sinfonieta apresenta um painel da música que se fez nas igrejas, nos teatros, nos salões de saraus e nas ruas, desde as mais antigas partituras encontradas. O repertório contempla Pernambuco colonial, a Bahia dos lundus e modinhas; o ciclo do ouro em Minas Gerais e as criações do Rio de Janeiro Imperial, até composições de Carlos Gomes. Mestres Mulatos apresenta uma abordagem inédita – as composições daqueles que foram filhos ou netos de escravos. Há, ainda, a preocupação em utilizar nas obras possíveis, instrumentos tradicionais das épocas abordadas, como rabecas, violas de cocho, marimba de porungas, flautas de bambu e ocarinas indígenas, entre outros.

Dia 26 de julho
Quinta, 20h
SESC Santana
Av. Luiz Dumont Villares, 579
Inf: 2971-8742
Livre
Grátis

MÚSICA | Arte Brasil Quarteto
O grupo é formado por músicos que buscam valorizar obras de autores brasileiros e obras do repertório internacional, compostas para a formação de quarteto de cordas. O repertório é uma mostra do barroco europeu até música contemporânea. Com Enio Antunes (violino), Wagner Souza (violino), Joel Silva (viola) e Diego Mesquita (violoncelo).

Dia 27 de julho
Sexta, 13h
Grátis
Paróquia de Santana
Av. Voluntários da Pátria, 2060
Livre

Coletivo Pi Performance e Intervenção Urbana

Consiste em montar uma pequena casa na rua, com sala, cozinha, quarto e banheiro (com portas e sem paredes) e nela as atrizes do Coletivo Pi habitarão um dia inteiro para receber os transeuntes. As pessoas que quiserem entrar na casa terão a oportunidade de ao visitar a casa, ouvir da boca das atrizes as histórias que estão no livro Narrativas de Santana. Com isso chamamos a atenção ao espaço público, o bairro que habitamos, moramos, que é nossa casa.

Local: Canteiro Central da Av. Cruzeiro do Sul
Das 6 às 18 horas
Dia 27 de julho
Livre
Grátis
Inf: 6338-5219

TEATRO | Romeu e Julieta

A mais conhecida história de amor da humanidade transposta por Gabriel Villela e o Grupo Galpão, para o contexto da cultura popular brasileira. A montagem da tragédia de Shakespeare foi um marco na carreira do grupo. O encontro com Gabriel Villela significou a ousadia de fazer um clássico na rua. Ao texto original do espetáculo, na clássica tradução de Onestaldo de Pennaforte, juntam-se elementos da cultura popular brasileira e mineira, presente nas serestas e modinhas, nos adereços e figurinos que remetem ao interior profundo do Brasil. Desde sua estreia na histórica cidade de Ouro Preto, em 1992, “Romeu & Julieta” construiu uma carreira de sucesso de público e crítica, no país e no exterior. Visto 272 vezes, em quase 60 cidades brasileiras e em 9 países estrangeiros – Espanha, Inglaterra, Portugal, Holanda, Alemanha, Estados Unidos, Uruguai, Venezuela e Colômbia – em teatros, estádios ou em praças públicas, por platéias oscilando entre 300 e 4 mil espectadores. Parque da Juventude. Livre.
28/07. Sábado, às 16h
Grátis

Rede Social Zona Norte
Feira de Artesanato Sustentável com o grupo “Encantos da Cantareira”
Local: Praça Renato de Araújo Salgado, próxima ao metrô Parada Inglesa
Livre
Grátis
Dia 29 de julho
Das 9 às 17 horas

DANÇA – As Mulheres Do Sol 
Espetáculo aéreo e dinâmico, composto por números de dança vertical, circo, teatro e esportes, apresentando bailarinas superando os limites da gravidade, voando nas cordas de um balão a 20 metros de altura. Com a Cia. Base. 55 min. Clube Escola Jardim São Paulo

Livre.
Grátis
29 de julho
Domingo
Ás 17h

PASSEIO CICLÍSTICO
Em comemoração ao Aniversário de Santana sairemos numa volta ciclística para os parques da região, Parque da Juventude e Parque do Trote. Nível intermediário. Total de 18 km de percurso plano. Acima de 15 anos. De 15 a 17 anos, mediante autorização dos pais ou responsáveis. Vestimentas apropriadas para a prática esportiva, capacete, óculos de sol e protetor solar são itens fundamentais.
Inscrições antecipadas na Central de atendimento do SESC Santana, com ficha de inscrição específica.
Ponto de encontro: portaria da Unidade do SESC.

Dia 29 de julho
Domingo, às 7h30
80 vagas
Av. Luiz Dumont Villares, 579
Inf: 2971-8742
Livre
Grátis

Fonte: Prefeitura de São Paulo





Deixe seu comentário