Santana recebeu a XIX Exposição do Ikebana

Nos dias 19, 20 e 21/09 o perfume e a delicadeza dos arranjos florais invadiram o auditório da Subprefeitura Santana/Tucuruvi. Foi a XIX Exposição do Ikebana, que acontece há 22 anos em parceria com o MOA (Mokiti Okada Association). Este movimento que, superando diferenças de credo, ideologias e nacionalidades se desenvolvem em nível mundial, com o objetivo de criar uma Nova Civilização tendo por base a filosofia de Mokiti Okada (1882 – 1955) na concretização de uma verdadeira saúde.

O evento foi aberto ao público e entre as atividades oferecidas estavam a Terapia de Purificação Okada, a Cerimônia do Chá, a oficina de arranjos florais e os produtos orgânicos.

Vale a pena saber que a Ikebana (arte japonesa dos arranjos florais) era usada para desenvolver as habilidades de observação, concentração e sensibilidade no manejo de armas pelos guerreiros mais temíveis que já existiram: os samurais.





A arte do Ikebana começou com um costume budista que se originou na Índia e depois foi levado para o Japão. Por lá, tornou-se uma verdadeira arte mística e assumiu as proporções de importância na decoração, na cultura e no modo de vida japonês que trouxeram essa arte até os nossos dias e nossos lares. E pensar que tudo começou numa certa cerimônia do chá por volta do ano 607 D.C.; durante uma missão diplomática chinesa.

Oito séculos depois, a arte do Ikebana deixou de ter um cunho especificamente religioso e passou a ser adotada também como forma de decoração e de arte propriamente dita – aproveitando o significado das flores e cores para formar arranjos que pudessem transcrever com sutileza mensagens e ideais. Surgiram os grandes mestres que cunharam estilos diferenciados e que escreveram seus nomes na história do Japão e do mundo da ornamentação.

Programe-se no mês de setembro/2013 teremos mais uma edição desta bela exposição.

Fonte: Prefeitura de São Paulo





Deixe seu comentário