Sesc Santana apresenta mostra de filmes de Jorge Furtado

De 2 a 30 de abril, às 20h das terças, o Sesc Santana exibe filmes do cineasta Jorge Furtado, como “O Homem que Copiava”e “Meu Tio Matou um Cara”.  A exibição de 30 curtas fecha o último dia da mostra, que tem entrada livre.

No dia 30, depois das sessões, o montador de todos os longas e de grande parte dos curtas de Furtado, Giba Assis Brasil, conversa com o público sobre os filmes, o processo de edição e o panorama da produção cinematográfica no Brasil fora do eixo Rio-São Paulo.

Confira a programação completa da mostra:

2 de abril – 20h

Houve uma Vez Dois Verões (2002)

Chico é um jovem ingênuo que acredita que um dia encontrará o grande amor de sua vida. Roza pensa em conseguir dinheiro suficiente para realizar sua sonhada viagem para a Austrália. Eles se encontram por acaso e vivem uma intensa paixão. Porém, várias reviravoltas do destino ainda irão influir no relacionamento deles.

-Antes do longa serão exibidos os curtas “Temporal” (1984) e “Rummikub” (2007).

9 de abril – 20h

O Homem que Copiava (2003)

André é um jovem de 20 anos que trabalha na fotocopiadora da papelaria “Gomide”, em Porto Alegre. Ele mora com a mãe e tem uma vida comum, basicamente vivendo de casa para o trabalho e realizando sempre as mesmas atividades. Um dia, André se apaixona por Sílvia, uma vizinha, e passa a observá-la. Decidido a conhecê-la melhor, André descobre que ela trabalha em uma loja de roupas e, para conseguir uma aproximação, tenta de todas as formas conseguir 38 reais para comprar um suposto presente para sua mãe.

16 de abril – 20h

Meu Tio Matou um Cara (2004)





Éder é preso ao confessar ter matado um homem. Duca, um menino de 15 anos que é sobrinho de Éder, quer provar a inocência do tio. Ele tem certeza que o tio está assumindo o crime para livrar a namorada, Soraya, ex-mulher do morto. Duca também quer conquistar o coração de Isa, uma colega de escola que parece estar mais interessada em seu melhor amigo, Kid. Para conseguir provar sua teoria, Duca recebe a ajuda dos amigos nas investigações.

-Antes do longa será exibido o curta “Ângelo Anda Sumido” (1994).

23 de abril – 20h

Saneamento Básico, o Filme (2007)

Os moradores de uma pequena vila da Serra Gaúcha reúnem-se para tomar providências sobre a construção de uma fossa para tratamento de esgoto. Depois de muitas discussões, descobrem que não há verba para tal serviço, mas que existe uma quantia de 10 mil reais para a realização de um vídeo, que se não for utilizada deverá ser devolvida para o governo federal. A partir daí, os moradores decidem fazer um projeto para a realização do vídeo e usar o que sobrar do dinheiro para construção da fossa.

-Antes do longa será exibido o curta “O Sanduíche” (2000).

30 de abri l – 20h

Furtado em curtas (1994 a 2007)

Nesta sessão, serão exibidos outros curtas-metragens dirigidos pelo cineasta Jorge Furtado, completando o panorama de sua produção cinematográfica.

Curtas: “Veja Bem” (1994), “Felicidade é…estrada” ( 1995), “Ilha das Flores” (1989),“Barbosa” (1988), “O Dia em Que Dorival Encarou a Guarda” (1986).

-Após a exibição haverá um bate-papo com o montador Giba Assis, responsável pela montagem dos filmes de Jorge Furtado.

Serviço no bairro de Santana

Mostra de filmes de Jorge Furtado

Quando: de 2 a 30 de abril de 2013

Horário: 20h

Entrada: Livre

Local: Sesc Santana

Endereço: Avenida Luiz Dumont Villares, 579 – Santana

Telefone: (11) 2971-8700

Fonte: Catraca Livre





Deixe seu comentário