Penitenciária Carandiru

Parque da Juventude em SantanaO Parque da Juventude é um complexo cultural, recreativo e esportivo localizado na Zona Norte do município de São Paulo. Em março de 2007, parte da terceira e última fase foi entregue, de forma que o parque ainda não está totalmente concluído. Sua construção se deu no local onde estava implantado o antigo Complexo Penitenciário do Carandiru, local historicamente marcado por agressão aos direitos humanos, violência e degredação urbana.

Caracterização

O Parque, quando concluído, será composto de três grandes espaços (cada um deles correspondendo a uma das três fases de implantação): o primeiro é de caráter recreativo-esportivo, com quadras poliesportivas, espaços para prática de skate e patins, pistas de cooper, entre outros. O segundo é de caráter recreativo-contemplativo, com trilhas, caminhos ajardinados, passarelas, entre outros elementos que remetem mais à idéia tradicional do "parque". Finalmente, o terceiro é de caráter cultural, onde haverá uma escola técnica, uma faculdade de tecnologia, bibliotecas, teatros, cinemas, etc.

A construção de um parque cultural no local do Carandiru foi considerado um ato simbólico por parte do Governo do Estado no sentido de livrar o local do estigma de violência. Durante a apresentação da proposta do projeto, no entanto, houve diversas críticas de especialistas em planejamento urbano e em políticas públicas no tocante ao papel que o parque terá no processo de especulação imobiliária da região.

Projeto Arquitetônico

Durante o período de desativação do Carandiru, o Governo do Estado promoveu um concurso público para escolha do projeto arquitetônico para o Centro Cultural e o parque. O grupo vencedor foi o escritório do arquiteto Gian Carlo Gasperini, o qual responsabilizou o escritório da arquiteta-paisagista Rosa Grena Kliass com o desenvolvimento da proposta paisagística para todo o local. Do projeto de Kliass, surgiu a idéia de dividir o projeto em três fases de implantação, cada uma caracterizada por um perfil distinto.

fonte: wikipédia

  Sobre o EncontraSantana
Fale com EncontraSantana
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Santana no Facebook siga o Encontra Santana no Twitter Encontra Santana no Google+

Termos EncontraSantana | Privacidade EncontraSantana