Associação Portuguesa de Desportos

Associação Portuguesa de DesportosA Associação Portuguesa de Desportos, simplesmente Portuguesa, Lusa ou Rubro-Verde, como também é conhecida por seus torcedores, é um tradicional time de futebol da cidade de São Paulo que tem mais de 80 anos de história.

O vice-campeonato brasileiro de 1996 e as conquistas dos Torneios Rio - São Paulo de 1952 e 1955, numa época em que estas competições eram as mais importantes do Brasil, ficaram marcados como os mais célebres momentos históricos deste clube brasileiro.


A Associação Portuguesa de Desportos surgia da fusão de cinco sociedades lusitanas já existentes: Lusíadas Futebol Clube, Associação 5 de Outubro, Esporte Clube Lusitano, Associação Atlética Marquês de Pombal e Portugal Marinhense. O pedido de filiação da Associação Portuguesa de Desportos à Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA) foi deferido no dia 2 de setembro de 1920, mas como não havia mais tempo para a inscrição no campeonato daquele ano, a Portuguesa fundiu-se ao Mackenzie, já inscrito, e participaram juntos do campeonato de 1920.

A Associação Atlética Mackenzie foi o primeiro clube de futebol brasileiro para brasileiros. Fundada em 1898 por estudantes do Mackenzie College, era formada apenas por alunos do colégio. A Portuguesa - Mackenzie disputou os certames pela APEA até 1922. Em 1923, a Associação Portuguesa de Esportes desligou-se do parceiro e passou a disputar jogos com sua nova denominação. Foi apenas em 1940 que o nome mudou para Associação Portuguesa de Desportos.

Atleta da PortuguesaEm 1956, Associação Portuguesa de Desportos fez a compra de um terreno que tinha o São Paulo Futebol Clube como dono, na época o local havia uma pequena estrutura com campo para treinos, um salão pequeno, vestiários e outras dependências para treinamento. Para a Associação Portuguesa de Desportos usar o terreno como seu campo oficialmente teria que estar nas normas da Federação Paulista de Futebol, na época foram feitas várias reformas, foram erguidos vários alambrados e uma arquibancada de madeira, na época o estádio recebeu o apelido de Ilha da Madeira.

Em 11 de Janeiro de 1956 a Associação Portuguesa de Desportos fez sua estréia em sua nova casa vencendo um combinado entre dois rivais Palmeiras e São Paulo por 3 a 2. Mas esta construção de madeira foi provisória pois em 9 de janeiro de 1972 o Estádio do Canindé foi inaugurado com a partida que teve placar final de Portuguesa 3 e Benfica 1 nessa época o Canindé tinha capacidade para apenas dez mil.

Em 1979 o Canindé foi ampliado com capacidade para 27.500 e rebatizado com o nome de Estádio Doutor Oswaldo Teixeira Duarte pelo presidente Manuel Mendes Gregório.

Torcida Leões da Fabulosa

Mascote da PortuguesaA Leões da Fabulosa é a mais antiga e tradicional torcida organizada da Associação Portuguesa de Desportos, fundada em 26 de Fevereiro de 1972 a Leões da Fabulosa foi a primeira torcida organizada do time do Canindé, o nome surgiu de uma frase marcante para narrar a entrada da Associação Portuguesa de Desportos no gramado: "entram em campos os leões da Portuguesa com sua fabulosa torcida”. Na época o que chamava atenção era a emoção com o que a Torcida se comportava nas arquibancadas, pelo fanatismo e pelos belos uniformes que o grupo de torcedores vestia calças brancas e camisas vermelhas com um leão bordado nas costas. O tempo passou e a Leões foi se tornando cada vez mais conhecida nacionalmente, e hoje o Grêmio Recreativo Esportivo Cultural Leões da Fabulosa tem uma sede moderna e organiza reuniões, festas e confraternizações.

 

Endereço:
Rua Comendador Nestor Pereira, 33
Santana - São Paulo
(11) 2125-9400

 

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Associa%C3%A7%C3%A3o_Portuguesa_de_Desportos



Gostou do nosso site? Então compartilhe:



 
  Sobre o EncontraSantana
Fale com EncontraSantana
Anuncie no EncontraSantana
Cadastre sua Empresa no EncontraSantana (grátis)
+Seja um Franqueado EncontraBR


Termos EncontraSantana | Privacidade EncontraSantana


Bandeira da cidade de São Paulo