Biblioteca de São Paulo - BSP em Santana

Biblioteca de São Paulo em SantanaA Biblioteca de São Paulo – BSP, inaugurada em 8 de fevereiro de 2010, faz parte do conjunto de iniciativas da Secretaria de Estado da Cultura que visam incentivar e promover o gosto pela leitura.

A concepção da BSP teve como fundamento a necessidade de se desenvolver bibliotecas de perfil proativo, que introduzam programas que apresentem a leitura como atividade prazerosa.

A BSP, diferentemente de suas congêneres, integra diversas mídias, aproxima as expressões artísticas e coloca a literatura ao lado de seus mais fortes concorrentes, como os jogos eletrônicos, a televisão e a internet, para citar apenas alguns exemplos. Sua estrutura foi planejada para oferecer conforto, autonomia e atenção ao usuário, este, o elemento central da biblioteca.

A área de 4.257 m2 está distribuída para dar atenção às crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência. A biblioteca é fortemente apoiada na tecnologia, e oferece: seu catálogo na internet, microcomputadores, rede wireless e terminal de autoatendimento.

Inspirada na Biblioteca de Santiago, no Chile, e nas melhores práticas adotadas pelas bibliotecas públicas do país, a BSP está em sintonia com as ações do Programa Mais Cultura, que vem atuando nessa mesma perspectiva, em âmbito nacional.

Ambiente acolhedor, com muita cor, mobiliário confortável, mais de 90 computadores para o público acessar – gratuitamente e durante 150 minutos diários – a Internet, ver filme, ouvir música, brincar com os jogos eletrônicos e relaxar nas suas várias áreas de convivência lendo um livro, revistas ou jornais.

Leitura e Tecnologia

O fascínio que adultos, jovens e crianças têm pelo mundo digital é entendido como uma das possibilidades de aproximação com a leitura. Por essa razão, a BSP oferece computadores para os usuários com acesso a internet, rede wi-fi, grande coleção de DVDs e as novas tecnologias para leitura, os livros eletrônicos Kindle e E-Reader.

A BSP faz uso de sistema de gerenciamento de informação que controla todas as rotinas de uma biblioteca, desde a entrega da chave do guarda-volumes, a saber: cadastro de usuários, consulta ao acervo via Web, circulação com renovação on line e produção de relatórios gerenciais e estatísticos, equipamento de autoempréstimo, que permite ao leitor a retirada dos títulos de seu interesse, sem usar o atendimento do balcão.

Acessibilidade

Alinhada com as diretrizes da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a BSP dispõe de equipamentos para auxiliar a leitura de cegos e pessoas com baixa visão, além de mobiliário especial para cadeirantes. São aparelhos com lupas possantes, computadores com leitores de tela, mouse ergonômico, mesas de altura regulável e adaptável e o Poet, que escanei, lê no ritmo desejado e escreve em braile. O prédio está adaptado para dar mobilidade e conforto. Funcionários capacitados para comunicar-se em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) prestam assistência aos usuários.

Espaço Infantil

Espaço especialmente projetado para crianças de zero a 3 anos, com móveis coloridos e de tamanho apropriado, brinquedos, jogos e livros selecionados, a fim de atrair os bem pequenos e também as faixas etárias seguintes: dos 4 aos 6, dos 7 aos 11 e dos 12 aos 17 anos.

Os pais e/ou responsáveis podem permanecer próximos aos filhos, estimulando e acompanhando as brincadeiras que envolvem jogos e leitura. Todas as áreas contam com mobiliário apropriado, integrando todos os serviços para esse público: leitura, filmes, música, internet, jogos e área para contar histórias.

Espaço Juvenil

Os jovens podem explorar um universo de possibilidades na BSP. Leituras individuais e em grupo, dramatização, seminários, filmes, internet, jogos, entre outras atividades, estão disponíveis em área desenhada especialmente para os adolescentes que visam estimular o interesse pelo livro e pela biblioteca.

A ambientação oferece ao público juvenil lugar acolhedor e aconchegante, como convite para uma leitura relaxada e confortável, diferentemente dos ambientes convencionais.

Espaço para maiores de 18 anos

A biblioteca precisa ser um espaço democrático, com oferta diferenciada de títulos de livros, revistas, filmes e demais mídias. Assim, foi criado ambiente reservado ao público maior de idade, onde são encontrados títulos cujo conteúdo não é indicado para crianças e adolescentes, mas que garante ao público o acesso a toda a produção editorial disponível.

Acervo da Biblioteca

Para incentivar e promover o gosto pela leitura a composição do acervo é diversificada e permanentemente atualizada, com o propósito de oferecer à comunidade livros novos, edições de clássicos da literatura brasileira e mundial, os mais vendidos e lançamentos do mercado editorial.

O grande foco do acervo é a literatura nacional e internacional. As coleções complementares são das áreas de Filosofia, História, Psicologia, Autoajuda, Esportes, Biografias, entre outras.Coleções de quadrinhos, DVDs, revistas e jornais (nacionais e internacionais), audiolivros e livros em braile também estão presentes no acervo da BSP.

Atividades culturais

A BSP possui espaços destinados à realização de pequenas exposições, eventos, saraus, contação de história, entre outras atividades culturais e de interesse da comunidade. O auditório tem capacidade para 89 pessoas (três cadeirantes).

Serviços oferecidos

Além de consultar e emprestar livros e audiolivros, o usuário pode participar de eventos, palestras, conferências, exposições, cursos e outras atividades culturais voltados para a promoção da leitura e exploração de temas da atualidade. Uma agenda permanente e diversificada de atividades instiga o público a usar e frequentar a biblioteca regularmente.

Horário de funcionamento
dom, sáb 09h00-19h00;
seg fechado;
ter-sex 09h00-21h00

Biblioteca de São Paulo - BSP em Santana
Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 - Bairro Santana - São Paulo - SP
CEP: 02030-100
(11) 2089-0800

 




  Sobre o EncontraSantana
Fale com EncontraSantana
Anuncie no EncontraSantana
Cadastre sua Empresa no EncontraSantana (grátis)



Termos EncontraSantana | Privacidade EncontraSantana


Bandeira da cidade de São Paulo