Paróquia Sant'Ana em Santana

Centro Comunitário Água Espraiada - SantanaNascida de um desmembramento da Paróquia de Santa Efigênia, a Paróquia Sant'ana, teve seu Decreto de fundação assinado em 12 de julho de 1895 por Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcante.

O Decreto foi lido na Paróquia de Santa Efigênia no dia 21 de julho. No Domingo, dia 26, foi comemorado o dia da Festa de Sant'Ana na Capela de Santa Cruz do Colégio das Irmãs de São José, no alto de Santana. Aquela Capela serviu de Matriz provisória.

Em 1896 foi lançada a pedra fundamental do atual templo, mas somente em 1906 foi iniciada a construção pelo sétimo vigário, Pe. Clemente Moussier. Em 1914 as obras foram interrompidas por causa da crise econômica, fruto da Primeira Guerra Mundial sendo retomadas seis anos depois pelo Pe. Fidelis Willi, o décimo vigário da Paróquia. Nos anos seguintes, sob o comando do Pe. André Duguet e o Pe. Francisco Amos Connor, foram construídas as torres e feito o acabamento interno e a modificação do altar-mor, sendo desenvolvido também o serviço do CEPHAS, Centro de Promoção Humana e Assistência Social da Paróquia Sant'ana. O Pe. Francisco Amos Connor, falecido em 27 de dezembro de 1974, esteve como vigário desta paróquia durante 20 anos, atuou como médico psiquiátrico, dando apoio e orientação principalmente aos jovens. Como homenagem à sua memória o jornalista Dr. Ary Silva, do Jornal "A Gazeta da Zona Norte", então deputado, conseguiu que o prefeito aprovasse a indicação, dando a uma rua do Tremembé o seu nome, o que aconteceu também com outros padres da Matriz de Sant'Ana como Pe. Charton, Pe. Fidelis Willy, Pe. André Duguet, Pe. Clemente Moussier, Pe. Leão Peruche.

A história da Sant'Ana se confunde com a história do bairro, e de toda a Região Episcopal Santana. Sant'Ana foi patrona e protetora da cidade e Arquidiocese de São Paulo, conforme documento do Papa Pio VI, de 31 de maio de 1782, que está no Museu de Arte Sacra Convento da Luz, Av. Tiradentes, 676, do qual a Cúria Regional de Santana possui uma cópia do original, elegendo Sant'Ana como protetora e patrona da Cidade e da Diocese de São Paulo até o ano de 2008, quando por ocasião do Ano Paulino, o Papa Bento XVI declarou São Paulo padroeiro da Arquidiocese. Junto a cópia estão também duas transcrições, uma no original Latino e outra tradução em Português.

Paróquia Sant'ana - Santana
Endereço: Rua Voluntários da Pátrica, 2080 - Bairro Santana - São Paulo - SP
(11) 2281-9085 / 2979-5558




  Sobre o EncontraSantana
Fale com EncontraSantana
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Santana no Facebook siga o Encontra Santana no Twitter Encontra Santana no Google+

Termos EncontraSantana | Privacidade EncontraSantana