CCZ promove Ação Animal em Santana em prol da adoção de cães e gatos

Que tal passar um dia divertido com toda a família, em um lugar cheio de atrações, e sair de lá com um novo bichinho de estimação? A chance pode ser neste sábado (22/10), durante a Ação Animal, evento que tem o objetivo de promover a guarda responsável, conscientizar sobre os cuidados necessários com os animais e a legislação vigente, promover a adoção consciente e a orientação sobre o convívio harmonioso com os animais da fauna sinantrópica.

Organizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão vinculado à Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa), a Ação Animal, que também celebra o Dia Mundial dos Animais (4/10), pela primeira vez permitirá ao visitante levar seu bicho de estimação a um evento do CCZ – lembrando que, para os cães, são necessários coleira e guia; para os gatos, caixa de transporte. E esse público poderá usufruir de alguns serviços, como a emissão do Registro Geral Animal (RGA), que é o “RG” do Animal (custo de R$ 4,25), a microchipagem, a emissão de guia para castração gratuita e algumas orientações veterinárias. As inscrições para a castração de cães e gatos serão feitas ao longo do dia, durante o evento. Os interessados deverão levar CPF, RG e comprovante de residência.

Quer conhecer o animal antes de levar pra casa?

Repetindo o sucesso da última festa de adoção do CCZ, no primeiro semestre deste ano, quem tiver interesse em adotar um bichinho poderá fazer o Test Dog ou o Test Cat, uma espécie de “test-drive” em que as pessoas poderão passear com os cães e ter maior interação com os gatos. “Neste curto contato, os futuros donos costumam decidir se adotam, já que a afinidade surge quase que de imediato”, explica a dra. Ana Claudia Furlan Mori, gerente do CCZ.

Além de tudo isso, haverá mais uma novidade: o Guia Pet, em que voluntários e funcionários acompanham o futuro adotante para esclarecer sobre o comportamento e a personalidade dos animais para adoção.

Mais atrações

Para as crianças foi reservado o Espaço Criança, que trará atividades lúdicas, com direito a pipoca e algodão doce, pintura facial e escultura em balões e origami. Será ainda exibida a peça As aventuras do Cão Tobi e da Gata Mimi, dramatização produzida pelo CCZ e premiada pela Organização Pan Americana de Saúde (OPAS).

Os animais disponíveis para adoção vão participar de um desfile, haverá demonstração de adestramento de cães de grande porte e de guarda, como pastor-alemão, rotweillers e pit bulls, além de uma exposição de fotos.

Já quem se amarra em videogames poderá visitar o estande do The Sims 3 Pets, da Warner, marca que está apoiando o evento.  O público poderá jogar o novo game, que tem mais de cem raças de cachorros e gatos controláveis. Quem adotar um pet na Ação Animal ganhará brindes exclusivos do The Sims 3 Pets para o bichinho.

A Ação Animal contará com outras parcerias e com os voluntários que atuam no CCZ nas atividades de banho e tosa, bem-estar e passeadores.

Adotar faz bem

Atualmente, há 370 cães e 80 gatos no CCZ esperando por um dono. Os animais são vacinados, esterilizados, microchipados, tratados contra pulga e carrapato e vermifugados. Os interessados devem levar coleira para os cães e caixa de transporte para os gatos, além de CPF, RG e comprovante de residência.

A taxa municipal referente à adoção é de R$ 15,25, incluindo o RGA, que é emitido na hora. Os novos proprietários receberão também informações sobre guarda responsável e demais orientações que serão fornecidas pelos funcionários do CCZ.

Os visitantes poderão vivenciar e testemunhar a grata experiência de um dos momentos mais ternos do evento, ou seja, o momento em que a adoção se concretiza e, juntos, donos e animais, deixam o CCZ para seu novo lar.

Serviço

Ação Animal
Data: 22 de outubro de 2011
Horário: das 10h às 16h
Local: Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)
Endereço: Rua Santa Eulália, 86, Guia de Santana (próximo ao Campo de Marte)

Fonte: Prefeitura de São Paulo




Deixe seu comentário