Santana: CET implanta operação especial de trânsito para a corrida São Paulo Fórmula Indy 300

Para garantir a acessibilidade do público, bem como a segurança e a fluidez do trânsito no entorno do Parque do Anhembi, no bairro de Santana, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantará um plano especial de tráfego e transporte durante a corrida São Paulo Indy 300, que será acontecerá nos dias 29 de abril (sexta-feira, dia de treino livre), 30 de abril (sábado, dia dos treinos classificatórios) e 1º de maio (domingo, corrida São Paulo Indy 300).

A prova será realizada em um circuito de rua e as ações programadas pela CET incluem o bloqueio de vias como a Avenida Olavo Fontoura e um trecho da pista local da Marginal do Tietê, bem como a implantação de uma Central de Gerenciamento de Operações na Praça Campo de Bagatelle, e reforço do monitoramento, da orientação e da fiscalização do tráfego.

Serão mais de 700 funcionários – entre técnicos na Central de Operações e operadores de tráfego – e 80 viaturas envolvidos, além do apoio de guinchos e motos. A sinalização será feita com mais de 1.200 cavaletes, 350 cones, 493 cilindros, 4.120 metros de gradil, 14 painéis de mensagem variável, 40 faixas de orientação e 115 rolos de fita zebrada. As vias no entorno do Parque do Anhembi serão regulamentadas com sinalização de proibição de estacionamento.

Bloqueios Operacionais

Como o circuito da corrida de Fórmula Indy será prioritariamente de rua – num total de 4.180 metros e 11 curvas – a CET vai bloquear ao tráfego, das 22h de quinta-feira (28/04) às 5h de segunda-feira (2/5), as seguintes vias:

– Pista local da Marginal do Tietê, sentido Castello Branco, entre a Ponte das Bandeiras e a Ponte da Casa Verde

– Avenida Olavo Fontoura, em ambos sentidos, entre a Praça Campo de Bagatelle e a Rua Brazelisa Alves de Carvalho

– Rua Professor Milton Rodrigues, em ambos sentidos

– Rua Marechal Leitão de Carvalho, entre a Rua Massinet Sorcinelli e a Avenida Santos Dumont

– Rua Marssinet Sorcinelli, entre a Marginal Tietê e a Rua Marechal Leitão de Carvalho

Haverá ampliação dos bloqueios viários a partir das 0h30 de sábado (30/4) às 5h de segunda-feira (2/5) nas seguintes vias:

Rua Professor Luciano Prata
Rua Doutor Melo Nogueira

E interdições parciais nas vias:

Rua Brazelisa Alves de Carvalho
Rua Anita Malfatti

E inversão de mão de direção na Rua Hermenegildo C. de Almeida, entre a Rua Brazelisa Alves de Carvalho e a Avenida Braz Leme.

Caminhos Alternativos

– Pista local da Marginal Tietê: a opção de desvio será a pista expressa da Marginal Tietê

– Av. Olavo Fontoura: a opção de desvio será a Av. Braz Leme e/ou pelas pistas expressa e central da Marginal Tietê

Transporte Coletivo

Como não há previsão de bolsões de estacionamento para veículos de passeio nas proximidades do circuito da corrida, a CET sugere que o público utilize o transporte público para chegar ao local do evento.

Ônibus Municipais

A SPTrans estará disponibilizando três linhas expressas de ônibus partindo de miniterminais temporários implantados no Aeroporto de Congonhas, estação Tietê do Metrô (na Avenida Cruzeiro do Sul) e estação Barra Funda do Metrô (Rua Prof. Wilfrides Alves de Lima, entre a Rua Tagipuru e a Av. Auro Soares de Moura Andrade). As linhas expressas seguirão direto para o Anhembi, sem paradas no percurso. A tarifa será de R$ 6,00 somente ida e de R$ 9,00 ida e volta.

Ônibus Fretados

Será ativado bolsão de ônibus para fretados na Av. do Estado, entre a Av. Santos Dumont e a Marginal Tietê.

Metrô

As estações Tietê e Barra Funda terão os horários de funcionamento mantidos nos dias de treino e corrida. Haverá linha de ônibus fazendo integração entre os terminais e o local da corrida.

Bolsões de Táxi

Na chegada ao evento o desembarque deverá ser realizado preferencialmente na Rua Brazelisa Alves de Carvalho, que apresenta o menor trajeto até os portões de acesso. Para a operação saída foram credenciados 2.000 táxis que serão distribuídos em dois pontos: um na Rua Anita Malfatti com a Avenida Olavo Fontoura e outro na Praça Campo de Bagatelle, junto à Avenida Olavo Fontoura.

Fonte: Prefeitura de São Paulo




Deixe seu comentário