Estádio do Canindé Santana

O Estádio do Canindé Santana (oficialmente Estádio Doutor Osvaldo Teixeira Duarte) é um estádio de futebol localizado às margens do Rio Tietê, na cidade de São Paulo e cuja propriedade é da Portuguesa, clube social-poliesportivo ligado à colônia portuguesa da capital paulista.

Estádio do Canindé Santana

Estádio do Canindé Santana História

O Deutsch Sportive, clube da colônia alemã em São Paulo, possuía um imóvel no bairro do Canindé, onde praticava os mais variados esportes. Mas, com a declaração de guerra do governo brasileiro aos países do Eixo, durante a Segunda Guerra Mundial, começa uma perseguição a clubes das colônias desses países, inclusive a alemã. O Deutsch resolve vender seu imóvel temendo perdê-lo confiscado. Por sua vez, o São Paulo Futebol Clube, que resolvera o seu problema com estádio para jogos, adotando ao Estádio do Pacaembu, ainda não tinha um local para treinamento.

Comprou então o Canindé em 29 de janeiro de 1944, por 740 contos de Réis. Ainda, pelo acordo deveria permitir que os membros do clube vendedor continuassem usando as instalações. O Deutsch Sportive mudou de nome para Guarani, abrasileirando-se e fugindo de perseguições. Mais tarde, seus sócios aderiram ao São Paulo. Em 1956, a Portuguesa adquiriu o imóvel no bairro do Canindé, do seu proprietário, Wadih Sadi. Este, um sócio do São Paulo Futebol Clube, que comprara o imóvel do próprio clube um ano antes. No local havia apenas uma pequena infra-estrutura, que incluía: um campo para treinos, um pequeno salão, vestiários e outras depedências de treinamento.

Para que pudessem ser realizadas partidas oficiais no local e atender às exigências da Federação Paulista de Futebol, foram realizadas várias reformas, levantados alambrados e uma arquibancada provisória de madeira. Estas primeiras arquibancadas acabaram conferindo ao estádio o apelido carinhoso de “Ilha da Madeira” — título que, além de ser alusivo à condição da edificação, também se refere à ilha portuguesa.

Estádio do Canindé Santana Ampliação

Antes da candidatura a estádio-sede da Copa de 2014, a diretoria da Portuguesa queria ampliar a capacidade do Canindé para 40 mil espectadores e transforma-lo numa arena multi-uso. A localização perto da Estação de Metrô Jardim São Paulo, Estação de Metrô Santana e Estação de Metrô Portuguesa-Tietê o tornam um estádio sempre requisitado para vários eventos além do futebol.

Bingos, encontros religiosos, shows musicais e diversas festas sempre ocorrem no Canindé. O projeto original é do arquiteto Hoover Américo Sampaio, ex-aluno e professor da Arquitetura Mackenzie. Após o anúncio da candidatura a sede da copa, motivado pela indefinição sobre a sede paulista para a Copa do Mundo de 2014, a Portuguesa oficializou, no dia 14 de julho de 2010, o interesse de ter o Canindé como estádio paulistano para o Mundial que será recebido pelo Brasil.

A proposta apresentada pelo presidente a Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente, realizada na Câmara Municipal de São Paulo, acabou sendo aceita, e o campo lusitano tornou-se um dos candidatos a receber a Copa. O fato de estar localizado na Marginal Tietê e a proximidade com o Terminal Rodoviário Tietê, Estação de Metrô Armênia e Tiete e até o Campo de Marte, favoreceriam o Canindé.





Além disso, acresce-se o fato de que o estádio possui ligação direta com o Aeroporto de Cumbica e Aeroporto de Congonhas, e possui em seu entorno ampla rede hoteleira, além de hospitais e três shoppings centers. De acordo com diretoria do clube, o Canindé, que atualmente conta com capacidade para 27 mil pessoas, passaria a ter 60 mil lugares, atendendo assim ao padrão exigido pela Fifa para abertura da competição. O mandatário da Portuguesa afirmou que a construção do novo Canindé seria realizada por intermédio de parcerias com empresas privadas, negando a utilização do dinheiro público.

A proposta, que foi reforçada após uma visita de inspetores da FIFA, previa a construção do novo Canindé em até 3 anos. Eventualmente a proposta foi preterida e a Arena Corinthians foi escolhida para a abertura da Copa do Mundo.

Em 2015, com a Portuguesa passando por grave crise financeira que chegou à penhora do Canindé, a diretoria do clube decidiu por iniciar uma reforma que reduziria a capacidade do estádio para 15 mil espectadores e permitiria maior exploração comercial do terreno. O ginásio do Canindé chegou a ser alugado para uma igreja.

Estádio do Canindé Santana Situação Dívidas e Crise

Após ser rebaixada três vezes consecutivas no Campeonato Brasileiro, a Portuguesa passou a viver grande crise esportiva e financeira. As dívidas do clube beiram os R$ 200 milhões. A alternativa encontrada pela justiça para que as pendências sejam pagas foi leiloar a área do estádio do Canindé pertencente à Portuguesa. As alternativas encontradas para evitar o leilão foram o tombamento da sede lusitana ou um modelo de negócio no qual a área do estádio seria gerido por diferentes empresas.

Estádio do Canindé Santana Situação Atual

Lixo espalhado, falta de manutenção e piscinas sujas. Os salários atrasados de funcionários fizeram com que o Canindé ficasse em péssimo estado. Os matos não são cortados. As piscinas estão sujas e desabilitadas para os sócios usufruírem. A situação é tão agravante que torcedores se organizaram para fazer dois mutirões, em 12 e 19 de novembro, de limpeza do Canindé. Foram pedidas doações de materiais de limpeza para retirar todo o lixo das dependências do clube, além de limpá-lo.

Em 22 de novembro de 2016, o Canindé foi interditado por falta de higiene. Foi feita vistoria no local pelo Laudo de Condições Sanitárias e de Higiene, que não renovou licença para a sede da Portuguesa seguir aberta. A ação, inclusive, gerou punição por parte da Federação Paulista de Futebol (FPF), que proibiu o clube de organizar eventos de futebol no local.

Horário de Funcionamento Estádio do Canindé em Santana

  • Segunda a Sexta das 08h às 17h

Endereço e Telefone Estádio do Canindé em Santana

  • R. Comendador Nestor Pereira, 33 – Canindé – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 96400-0754

Mapa de localização





Deixe seu comentário