Arquivo Público do Estado em Santana

Arquivo Público do Estado em Santana

As origens do Arquivo Público do Estado em Santana, remontam a 1721, pouco tempo depois do desmembramento dos territórios de São Paulo e Minas Gerais.

Neste ano, o capitão-general e governador da capitania de São Paulo, Rodrigo César de Meneses, solicitou ao vice-rei “cópias das ordens mais modernas que há de haver”, já que nada encontrara ao assumir seu cargo.

Coube ao secretário de governo, Gervásio Leite Rebelo, promover o arrolamento dos papéis oficiais, estabelecendo o núcleo inicial do acervo da instituição. A primeira tentativa de formalizar a atividade ocorreu com a Lei nº 20, de 8 de março de 1842, que criava um Arquivo Provincial, subordinado à Secretaria do Governo, mas que não chegou a ser executada.

Apenas com a Repartição de Estatística e do Arquivo do Estado, criada em 1891, subordinada à Secretaria do Interior, é que a atividade foi institucionalizada, com a atribuição formal de guarda de toda a documentação administrativa paulista.

Desde então o Arquivo Público do Estado recebe documentação de origem e natureza bastante diversificadas, proveniente das Secretarias de Estado, do Poder Judiciário, de cartórios e municípios, além de acervos de natureza privada, que compõem um riquíssimo acervo para a pesquisa.

A repartição foi desmembrada em 1938, constituindo-se o então Departamento de Arquivo do Estado, diretamente subordinado à Secretaria de Educação e Saúde Pública. O Arquivo Público do Estado esteve subordinado, ao longo de sua história, a diferentes Secretarias de Estado: do Interior e Justiça, da Educação e Saúde, da Cultura e, desde 18 de julho de 2007, constitui-se em uma das unidades da Casa Civil.

Arquivo Público do Estado em Santana
Avenida Cruzeiro do Sul, 1777 – Bairro Santana – São Paulo – SP
CEP: 02031-000
(11) 2089 -8100




  Sobre o EncontraSantana
Fale com EncontraSantana
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Santana no Facebook siga o Encontra Santana no Twitter Encontra Santana no Google+

Termos EncontraSantana | Privacidade EncontraSantana