Escola de Samba X-9 Paulistana em Santana

Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba X-9 Paulistana O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba X-9 Paulistana em Santana é uma escola de samba da zona norte de São Paulo. Sua origem é o bairro da Parada Inglesa, porém atualmente sua sede está localizada no Carandiru.

Historia

A X-9 Paulistana foi fundada por amigos que jogavam em um time de futebol de várzea, o Internacional da Parada Inglesa, sendo que alguns deles eram também integrantes da X-9, uma das principais agremiações da Baixada Santista. O nome, muito estranho, batizou a escola santista por causa de uma revista em quadrinhos de um detetive, que se chamava X-9.

Entre os fundadores da X-9 Paulistana estão Laurentino Borges (Presidente Lauro), Luiz Ademar, José Gaspar, Luiz Manoel, Jorge Nasser, entre outros. A agremiação foi campeã no seu terceiro ano no Grupo Especial, feito que só seria igualado anos mais tarde pelo Império de Casa Verde.

Inicialmente o nome da escola era "Filhotes da X-9", sendo trocado pelo atual "X-9 Paulistana" em 1986. Logo no primeiro ano com o novo nome, vence o Grupo 3. No ano seguinte, passa para o Grupo 2, e em 1989 chega ao Grupo 1. Quase é promovida para o Especial, ficando na terceira colocação. Em 1994 a X-9 ganha o Grupo 1 e, em 1995 chega ao Grupo Especial. Brilha na estréia entre as grandes e fica em um surpreendente quinto lugar, à frente de escolas mais tradicionais, como a Unidos do Peruche e Mocidade Alegre. Em 1996 incorpora a Passo de Ouro, outra escola da região.

Após a fusão, a X-9 Paulistana, que até então ensaiava nas ruas do bairro, passa a utilizar a antiga quadra da Passo de Ouro. Dois anos depois conquista o título com o enredo "Amazônia, a Dama do Universo", um carnaval grandioso e surpreendente. Neste mesmo ano, porém, a apuração foi bastante tumultuada, pois o presidente da X-9 era na época também presidente da LIGA, encarregado de ler as notas. No meio da apuração, esqueceu-se de ler nomes de jurados e foi acusado de fraude por presidentes de outras agremiações, terminando a cerimônia em tumulto.Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba X-9 Paulistana

Em 2000 a X-9 chegou ao seu segundo título, empatada com o Vai-Vai, escrevendo asssim seu nome definitivamente entre as principais escolas de samba de São Paulo.

Após um bi-vice-campeonato em 2004 e 2005 passou dois anos fora do desfile das campeãs, contratando a peso de ouro o puxador Daniel Collête, então campeão pela Mocidade Alegre. Apesar disso, não melhorou muito o seu desempenho, conseguindo em 2008 apenas uma sexta colocação.

Inicialmente, anunciou para 2009 um enredo aparentemente inovador, falando sobre o filósofo alemão Nietzche; porém em meados do ano, resolveu voltar atrás e mudou o tema para novamente a Amazônia, o mesmo enredo de seu primeiro título, doze anos atrás.

Títulos

• Grupo 1 da UESP:1981 e 1987
• Grupo 2 da UESP:1986
• Grupo de Acesso:1994
• Grupo Especial :1997 e 2000.


Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba X-9 Paulistana em Santana
Avenida Luís Dumont Villares, 324 - Bairro Santana - São Paulo - SP
CEP: 02085-000
(11) 3812-3816

Vídeo




  Sobre o EncontraSantana
Fale com EncontraSantana
Anuncie no EncontraSantana
Cadastre sua Empresa no EncontraSantana (grátis)



Termos EncontraSantana | Privacidade EncontraSantana


Bandeira da cidade de São Paulo